top of page

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. Embalado pelo espírito, o CAMUFRO lançou o projeto Movimento Rosa, com o objetivo de chamar a atenção de toda a universidade sobre a importância de diagnosticar a doença em estagios precoces. 

 

                                                                             

Projeto Movimento Rosa

 "Todos de rosa unidos na prevenção ao câncer de mama!"

 

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) , em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Não há uma causa única para o câncer de mama, sendo que diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, como ambientais, hormonais e genéticos. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Dessa forma, é importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas, fazendo da detecção precoce uma ferramenta imprescíndivel no tratamento do câncer de mama (Para mais informações sobre o câncer de mama, acesse o site do INCA ou clique diretamente        ).

 

                                                                             

Em virtude da importância da detecção precoce e embalado pelo Outubro Rosa, o CAMUFRO resolveu aderir ao movimento, lançando o Projeto Movimento ROSA, com o objetivo de chamar atenção de toda comunidade acadêmica da UNIR, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância de diagnosticar a doença em estágios precoces. Para realização, contamos com a parceria da LACOR (Liga Acadêmica de Oncologia de Rôndonia) e presença de diversos acadêmicos da área da saúde da universidade. Visite a página da LACOR no Facebook clicando        . Entre as atividades realizadas estava a Mesa Redonda comandada com excelência pelo acadêmico de medicina da FIMCA (Faculdades Integradas Aparicio Carvalho) e membro da LACOR, Leandro Carvalho. Nesta, discutiu-se todos os aspectos da doença, em especial as formas de detecção e prevenção, além de tratar sobre dados da doença no estado da Rôndonia. 

                                                                       

                                                                             

Após a Mesa Redonda, foi oferecido um Coffee Break pelo CAMUFRO para que todos pudessem abastercer as forças para grande atividade do dia: A caminhada com apitaço!. Começando no bloco de Medicina, a grande mobilização percorreu todos os principais blocos da Universidade, distribuindo panfletos, balões e lacinhos rosas da campanha. Com muito barulho, conseguimos orientar uma grande quantidade de acadêmicos sobre a importância do movimento, passando adiante a ideia do Outubro Rosa. Veja todas as fotos do evento, clicando

 

 

                                                                             

                                              CAMUFRO

Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Rôndonia                

bottom of page